Lutando pela melhoria da educação técnica"

Quem Somos

Atas

Diretoria

Editais

Eventos

Links

Legislação

Projetos

Videos

 

2ª Reunião Extraordinária do CDEN

CDEN realiza reunião extraordinária na capital maranhense, com participação de representantes do ensino e do trabalho técnico

Foi realizada, entre os dias 10 e 12 de setembro, na sede do CREA-MA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão, a 2º Reunião Extraordinária do CDEN – Colégio de Entidades Nacionais. Representando a FENTEC – Federação Nacional dos Técnicos Industriais a pedido do presidente Wilson Wanderlei Vieira, João Batista Souza, que também preside o SINTEC-MA – Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado do Maranhão, proferiu palestra sobre a cidade de São Luís que, em 8 de setembro, completou seu 400º aniversário. O evento contou, também, com a participação de outros representantes de entidades voltadas para o ensino técnico e atividades relacionadas ao Sistema CONFEA/CREA. Entre eles, Ricardo Nascimento Alves, coordenador do CDEN; José Cícero da Rocha, diretor do SINTEC-AL – Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de Alagoas e conselheiro do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia; Alcino Araújo Nascimento Filho, presidente do CREA-MA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão; e Odinéia Ribeiro, representante da FNE – Federação Nacional dos Engenheiros.

Entre os assuntos abordados, os participantes falaram sobre o andamento das alterações na Lei nº 5.194/1966, que regulamenta o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo.

Embora ainda não haja um consenso quanto aos pontos a serem alterados na referida lei, para o coordenador do CDEN a mudança deve ser mais complexa do que simplesmente excluir o termo “arquitetura”. “A Lei nº 5.194/1966 tem que citar todas as modalidades que compõem o sistema, e não apenas os engenheiros e agrônomos. E, com essa reunião extraordinária, queremos apresentar propostas e definir diretrizes, como o resgate de informações dos congressos de profissionais anteriores”, destacou, agradecendo a presença de todos e enfatizando o compromisso da entidade. “O CDEN é o guardião da ética e do debate sobre a legislação”, conclui. 

 

Assessoria ABETI

Copyright © 2012 - Associação Brasileira de Ensino Técnico Industrial
Sede: Rua 24 de Maio, 104 - 14º andar - Centro - São Paulo - CEP: 01041-000 Tel/Fax: (11) 2823-9555